quarta-feira, 8 de junho de 2011

Projeto VC Repórter em Valparaíso

No Facetec você também mostra o seu trabalho, hoje vamos falar do projeto de jornalismo comunitário VC Repórter, realizado com os alunos do Colégio Estadual Valparaízo

Terminou no último dia quatro, sábado, a primeira edição do projeto VC Repórter, realizado pelos alunos da disciplina de Jornalismo Comunitário da Facitec. Durante três fins de semanas os acadêmicos do quinto semestre ministraram oficinas de jornalismo para os alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Valparaizo, em Valparaíso de Goiás. Sempre aos sábados, as oficinas tiveram o intuito de capacitar os jovens para se tornarem "repórteres colaboradores" dentro de suas comunidades, para assim, mostrarem a cidade sob seu ponto de vista.


Entrevista com alunos que participaram do projeto VC Repórter

Oficina de Redação Jornalística
Foto: Louis Popov
No primeiro dia, 21/mai, os cerca de 30 adolescentes aprenderam técnicas de redação jornalística, ministrada por Vanessa Bennet. No segundo encontro, foram apresentadas técnicas de foto jornalismo, por Jorge Nascimento, e os garotos também tiveram uma bela surpresa ao conferir um ensaio fotográfico realizado pelo também acadêmico Louis Popov, que mostrou uma nova visão sobre o Colégio. Os alunos ficaram admirados com as imagens, muitos até demoraram para reconhecer o local das fotos.
Oficina de fotografia
Foto: Hara Alcântara

No último encontro foi montado um esquema de "Redação Simulada", no qual os alunos puderam reunir todas as pautas sugeridas ao longo das oficinas e a pré apuração realizada por eles, tudo sob a orientação dos acadêmicos de jornalismo comunitários. Quem também marcou presença no último dia foi a professora Fernanda Vasques, que ministra a disciplina. Ela conferiu o andamento das atividades e aproveitou para fazer um bate-papo com os alunos.


O resultado do projeto
Vanessa Bennet fala da importância do jornalismo comunitário e dos objetivos do projeto


Equipe do projeto VC Repórter
Foto: Louis Popov

A realização do projeto foi resultado de um esforço conjunto de toda a equipe de alunos envolvidos, Nayara Carvalho, Vanessa Bennett, Hara Alcântara, Jorge Nascimento, Adenyldo Sousa e Sivaldina Oliveira, que contaram com o apoio da direção do Colégio e da professora de português do turno matutino, Ivaneide Vieira. O envolvimento dos alunos do Colégio Estadual Valparaízo foi fundamental, todos se empenharam em buscar pautas e mostrar a realidade da comunidade em que vivem por um olhar diferenciado.


Confira: 
Todo o material produzido pela projeto VC Repórter estará disponível no portal DF Agora, na página especial sobre o Valparaíso, no proóximo sábado, 11/jun, e será realizada uma votação para avaliar o melhor trabalho, os vencedores irão ganhar uma câmera digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário